Uma cúpula em prol de seguros sustentáveis diante de riscos climáticos
Evento realizado nos Estados Unidos discutiu atribuições do mercado e as perspectivas de negócios em um quadro de eventos extremos mais intensos e frequentes do clima. Por: Vagner Ricardo
A Cúpula Global de Seguros Sustentáveis, realizada na Califórnia, nos Estados Unidos, em 9 e 10 de abril, serviu para colocar todos na mesma página sobre mecanismos para manter coberturas acessíveis e disponíveis do mercado segurador global, em meio a um cenário de crescentes perdas causadas por eventos climáticos. Em dois dias de evento, especialistas, acadêmicos, ONGs e reguladores de todo o mundo discutiram o papel e as perspectivas de seguros e de outros mecanismos financeiros em um cenário de frequência e severidade crescentes dos danos climáticos.
A delegação da CNseg, chefiada pelo presidente Dyogo Oliveira, participou da Cúpula para tratar de parcerias e obter informações sobre inovações na política de subscrição de riscos climáticos e de mecanismos para mitigá-los, além de apresentar as iniciativas promovidas pelo mercado brasileiro no campo da sustentabilidade.
No painel “Ampliando a Sustentabilidade em Seguros”, Dyogo Oliveira apresentou documento que planeja orientar as ações institucionais para fomentar práticas mais sustentáveis e a sinergia entre as agendas de sustentabilidade e relações de consumo.
O “Roadmap de Sustentabilidade em Seguros da CNseg” contém três eixos principais que refletem necessidades e desafios específicos de Seguros Gerais, Previdência Privada, Vida, Saúde Suplementar e Capitalização, conectados às questões ambientais, sociais e de governança.
Os eixos incluem a promoção de uma transição justa para uma economia sustentável e de baixo carbono; o estímulo à resiliência da sociedade frente às mudanças climáticas; e a promoção da inclusão e do combate à desigualdade. “Sabemos que a transição climática tem diferentes implicações em níveis nacional, regional e global e que não há resposta simples. Por isso, o setor segurador desempenha um papel importante neste processo, construindo produtos e serviços para melhor gerenciar os riscos crescentes a que estamos expostos devido às mudanças climáticas”, disse Dyogo Oliveira, em sua apresentação.
Ricardo Lara, comissário do Departamento de Seguros da Califórnia (a Susep estadual), parabenizou o roadmap brasileiro e destacou a importância dessas ferramentas na construção de soluções globais.
Em outro painel — “Não deixando ninguém para trás: Inclusão financeira e fechando as lacunas de proteção frente às mudanças climáticas” — o presidente da CNseg detalhou os principais pontos do Seguro Social contra Catástrofes, em debate com o Governo brasileiro e o Congresso Nacional, apontando-o como instrumento efetivo de proteção e amparo financeiro para a população atingida pelos desastres provocados por chuvas, inundações, alagamentos ou deslizamentos.
A Cúpula Global de Seguros Sustentáveis foi uma realização conjunta do Departamento de Seguros do Estado da Califórnia e da Ceres, organização sem fins lucrativos para a sustentabilidade do mercado de capitais.