Dirigentes promovem road show nacional da Casa do Seguro

Dirigentes promovem road show nacional da Casa do Seguro

Encontros ajudam a definir a pauta temática e as novas participações no espaço que funcionará como a “Embaixada do Seguro” durante a COP30, em Belém do Pará.

Por: Vagner Ricardo

Em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro deste ano, a diretoria da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) iniciou um road show pelo País para apresentar a Casa do Seguro, iniciativa que funcionará como a “Embaixada do Seguro” durante o evento.

 

Em Brasília, a CNseg abriu a série “Diálogos Institucionais COP30”, com a presença do secretário nacional de Mudança do Clima, Aloísio Melo, e de representantes de seguradoras líderes em sustentabilidade. O objetivo é ampliar o reconhecimento do setor segurador como parte da solução para os desafios climáticos, por meio de inovação, antecipação de riscos e financiamento inteligente.

 

O segundo encontro da série ocorreu em maio e contou com a participação da subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda, Cristina Reis, para fazer um balanço dos três anos de vigência do Plano de Transformação Ecológica do Brasil e antecipar os próximos passos dessa iniciativa governamental.

 

Esses encontros servem para selecionar assuntos que estarão em debate na Casa do Seguro, seja em painéis temáticos, fóruns multissetoriais ou reuniões bilaterais, abordando temas como proteção social, finanças sustentáveis, infraestrutura resiliente, inteligência climática, agronegócio e descarbonização.

 

A diretoria da CNseg participou ainda de encontro na sede do Ministério das Relações Exteriores, onde se reuniu com o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, em maio. Na ocasião, foram apresentadas a agenda climática do setor segurador e o projeto da Casa do Seguro. O embaixador reconheceu a importância do seguro nos debates da Conferência e ressaltou sua capacidade de mobilização em prol da mitigação das mudanças climáticas.

 

PARCERIAS ESTRATÉGICAS

 

Ainda em maio, a agenda do road show também passou por Belém (PA), sede da próxima COP. Lá, os dirigentes da CNseg estiveram com o governador Helder Barbalho e o secretário estadual de Fazenda, René Sousa Júnior, para apresentar oficialmente a Casa do Seguro e articular parcerias estratégicas com foco no desenvolvimento sustentável do Estado.

Ainda na capital paraense, a comitiva da CNseg foi recebida pelas presidentes da Associação Comercial do Pará (ACP), Elizabete Grunvald, e do Sincor-PA, Margareth Braga. O grupo discutiu formas de ampliar a presença do setor segurador nas pautas econômicas e ambientais da região.

 

Com a realização da COP30 no Brasil, a CNseg busca consolidar os seguros como parceiros-chaves na construção de um futuro mais resiliente, capaz de antecipar riscos, proteger investimentos e promover o crescimento sustentável diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.