O PAÍS QUE PLANTA GRÃOS, COLHE ESPERANÇAS E RIQUEZAS, ENFRENTA DESAFIOS AMBIENTAIS E SOCIAIS

O PAÍS QUE PLANTA GRÃOS, COLHE ESPERANÇAS E RIQUEZAS, ENFRENTA DESAFIOS AMBIENTAIS E SOCIAIS

O Brasil agrícola, tema de capa de nossa edição, é um exemplo de setor que cresce chova ou faça sol, mesmo que fora das medidas.

Por: Marcio Serôa de Araujo Coriolano

O Brasil agrícola, tema de capa de nossa edição, é um exemplo de setor que cresce chova ou faça sol, mesmo que fora das medidas. Já somos o terceiro país do mundo na produção de alimentos, grandes exportadores de grãos e de proteína animal e uma das nações que menos subvencionam sua agricultura, conta a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em entrevista exclusiva dada à Revista de Seguros.

 

E, com enorme regularidade, bate recorde atrás de recorde na produção de grãos. Existe até a possibilidade de que a safra 2021/2022, mesmo com a escassez de chuvas em regiões produtoras neste momento, poderá estabelecer mais um número histórico. Melhor: o País ainda tem 90 milhões de hectares de terra que podem ser, em parte, incorporados à agricultura. O avanço do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) é, para a ministra, uma das ferramentas fundamentais para manter o dinamismo da cadeia do agronegócio, já que o seguro permite a continuidade da atividade, acesso a novos créditos e reduz a necessidade de renegociação de dívidas.

 

Nem tudo, no entanto, são flores na cadeia do agro. A riqueza semeada pelo campo começa a atrair “uma praga” mais presente nas grandes cidades: o roubo e furto a propriedades rurais. As fazendas operam grandes valores monetários materializados em equipamentos, insumo e produção. São como pequenos bancos, mas instalados em estradas vicinais, em áreas de baixa densidade populacional, de precária conectividade rural, fatores que facilitam a ação das quadrilhas, reconhece a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que desde 2017 monitora o avanço da criminalidade no campo.

 

A sustentabilidade, por fim, é outro capítulo desafiante tratado no agronegócio. A agropecuária, mais especificamente a irrigação, apresenta os maiores desafios, pois, até 2040, o crescimento previsto da área irrigada é de 76% e o da demanda hídrica, de 66%. Além dos riscos de crise hídrica causados pela irregularidade das chuvas – a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico aponta a necessidade de obras de infraestrutura e projetos no valor de R$ 27,5 bilhões para garantir o abastecimento até 2035 -, o País terá de enfrentar um enorme passivo social provocado pela pandemia. Pobreza, desigualdade e trabalho infantil são impactos indiretos causados pela pandemia.

 

O Brasil e a América Latina estão entre as regiões que tiveram seus indicadores socioeconômicos agravados. Uma jornada extenuante à vista no caminho do conserto da nação. O risco da escassez de insumos e matérias- -primas é tema de reportagem que avalia os impactos disso na retomada da indústria brasileira. Segundo a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), desde março, 91% das empresas nacionais consultadas estão tendo dificuldades para receber insumos em dia e convivem com preços maiores. Nesta edição, outro destaque é a matéria que trata do avanço da proteção veicular no País e das ações de comunicação institucional das entidades do mercado segurador para alertar a sociedade sobre as armadilhas desse mercado.

 

Nossos leitores poderão conferir ainda dois eventos internacionais que, se forem adiados ou cancelados pela pandemia, provocarão perdas bilionárias para o mercado mundial de seguros: as Olimpíadas do Japão e a Copa do Mundo de 2022. E os reflexos disso nas taxas do seguro no-show. Ainda falamos das perspectivas do seguro marítimo e do comportamento da sinistralidade da carteira, das lições deixadas pela pandemia no mercado de resseguros do País e da e comemoramos os 70 anos da CNseg, fundada em 25 de junho de 1951, com uma grande reportagem sobre os principais passos da história da principal entidade de representação do setor segurador. Parabéns, CNseg e a todos que construíram sua história!