AÇÕES INCLUEM FERRAMENTA DE CONSULTA, CURSO DE TI, NOVO SITE E PRÊMIO DE INOVAÇÃO

AÇÕES INCLUEM FERRAMENTA DE CONSULTA, CURSO DE TI, NOVO SITE E PRÊMIO DE INOVAÇÃO

Coluna destaca quatro iniciativas da Confederação em áreas distintas, que têm em comum o uso da tecnologia em prol do aprimoramento do mercado.

Por: Vagner Ricardo

Plataforma detalha produtos de 60 seguradoras

Sabe qual seguradora oferece carro reserva, cobre regresso em viagens por motivos sanitários e indeniza os danos a imóveis causados por vendaval? Perguntas como essas não ficarão mais sem resposta imediata após o lançamento da plataforma “Encontre seu Seguro”, resultado de parceria entre a CNseg e a empresa de consultoria Capgemini, firmada em agosto.

 

A ferramenta de consulta detalha os produtos (e coberturas incluídas e excluídas) de 60 grupos seguradores, responsáveis por cerca de 90,5% da arrecadação de prêmios do setor. “Estamos na vanguarda ao apresentar uma plataforma aberta a todos que querem conhecer os produtos oferecidos pelas empresas do setor. Esta é a primeira vez que uma solução desse nível é lançada no mercado”, explica Dyogo Oliveira, presidente da CNseg.

 

“Encontre seu Seguro” reúne informações de domínio público extraídas das Interfaces de Programação de Aplicação (APIs, na sigla em inglês) de seguradoras, entidades de previdência e vida e empresas de capitalização, exigidas no âmbito do Open Insurance. Não é preciso fazer qualquer cadastro prévio para utilização da plataforma, que, além dos produtos, dá outras dicas importantes, como os canais de atendimento das seguradoras.

 

O novo serviço é também um facilitador da rotina dos corretores, que agora podem avaliar novos segmentos ou identificar as empresas que fornecem as coberturas solicitadas pelos segurados.

 

Além disso, a plataforma pode ser incluída entre as ações para ampliar o conhecimento e democratizar o acesso ao seguro, algo em linha com os pilares do Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros, Previdência Aberta, Saúde Suplementar e Capitalização (PDMS).

 

Qualificação de jovens no Pará

O Pará foi escolhido para receber uma ação civilizatória do mercado segurador no campo da qualificação: cursos de formação em linguagem de programação para jovens de 17 a 29 anos. O protocolo de intenção foi assinado pelo governador Helder Barbalho e pelo presidente da CNseg, Dyogo Oliveira. 

 

O projeto planeja formar 50 novos profissionais em seis meses e deverá ser replicado em outros estados, ampliando as oportunidades de trabalho dos jovens. “Esse projeto combina uma necessidade do mercado de seguros, que é a formação e a qualificação de pessoal, com a demanda da região de gerar emprego e renda para a população jovem”, afirma Oliveira.

 

A iniciativa “Desenvolvedores do Pará” pretende oferecer aos dez primeiros colocados de cada turma vagas no ecossistema do mercado segurador. Os demais estarão aptos a exercer atividades que demandem profissionais de tecnologia de informação.

 

“Estamos com excesso de oferta em TI. Em parceria com CNseg, vamos dar a oportunidade do primeiro emprego aos jovens, por meio de formação e qualificação, e mostrar o caminho que se faz necessário”, declarou Helder Barbalho, acrescentando que o mercado de tecnologia gera 72 mil empregos, mas tem 24 mil vagas não preenchidas por falta de qualificação.

 

O Estado do Pará vai selecionar instituições de ensino de referência para oferecer cursos no formato de bootcamps (aprendizagem intensiva e acelerada de desenvolvimento web). 

 

Já a CNseg custeará integralmente o programa do curso, que tem módulo básico com duração de quatro meses, acrescido de um período de especialização em seguros de dois meses, além de ofertar bolsas de estudos de R$ 500 mensais para cada aluno matriculado. 

 

“O projeto constituirá uma plataforma pública de ensino para formação e qualificação na área de programação, sendo voltada a jovens em situação de vulnerabilidade social, que possuam ensino médio completo e sejam oriundos da rede pública de ensino”, finaliza Oliveira.

 

Revista de Seguros terá site próprio e atualização mais regular

A partir de outubro, a CNseg passará a disponibilizar todo o conteúdo da Revista de Seguros, incluindo as edições anteriores, em um site próprio: revistadeseguros.cnseg.org.br. O conteúdo da publicação terá atualização mais regular dos temas que poderão ganhar fôlego entre as edições trimestrais impressas, assim como desdobrar as discussões das reportagens já publicadas. O lançamento do site está previsto para o dia 2. 

 

A partir do site, os leitores passam a dispor de um sistema de busca aprimorado, com resultados mais precisos e rápidos, em um ambiente online moderno, intuitivo e de navegação funcional. A Revista de Seguros continuará a ter sua edição impressa, respeitando a preferência de seus variados públicos.

 

Vestibular da inovação no mercado segurador

O mais tradicional vestibular da inovação no mercado segurador está com as inscrições abertas até 27 de outubro e promete levar ao pódio os três primeiros projetos vencedores em quatro categoria. Tudo porque foi dada a largada da disputa do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, Previdência Aberta, Saúde Suplementar e Capitalização da CNseg, que chega à 12ª edição em 2023. 

 

Lançado em 2011 (e adiado em 2020, em razão da pandemia), o prêmio contempla projetos de securitários, corretores de seguros e prestadores de serviços que ampliam a eficiência do ecossistema do mercado segurador. A solenidade de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 30 de novembro, no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro. Algo entre 100 e 120 projetos devem ser julgados pelos jurados do Prêmio da CNseg, segundo estimativas da organização.

 

Os jurados avaliam a efetividade de novas ideias em Comunicação; Produtos e Serviços; Processos e Tecnologias; e Sustentabilidade — as quatro categorias do concurso. Além de consagrar iniciativas mais promissoras, a premiação distribui aos vencedores R$ 30 mil, R$ 15 mil e R$ 10 mil para os 1º, 2º e 3º colocados em cada uma das quatro categorias. Ao todo, são R$ 220 mil.

 

O nome do prêmio presta homenagem a Antonio Carlos de Almeida Braga, um dos maiores empresários brasileiros, cuja atuação no mercado segurador foi histórica e inovadora. Braguinha criou novos produtos, aperfeiçoou o atendimento no mercado, incentivou a capacitação e foi pioneiro em distribuir seguros pela rede bancária.