AGENDA DEIXA TODOS NA MESMA PÁGINA NAS DISPUTAS JUDICIAIS

AGENDA DEIXA TODOS NA MESMA PÁGINA NAS DISPUTAS JUDICIAIS

Documento lançado pela CNseg lista os temas de discussão judicial nos tribunais superiores, tornando-se uma valiosa fonte de consulta para advogados.

Por: Vagner Ricardo

A CNseg decidiu deixar todos na mesma página sobre os temas jurídicos que estão no radar da entidade e do setor de seguros. Para tanto, lançou a inédita Agenda Jurídica do Mercado Segurador, documento que lista os temas de discussão judicial do setor nos tribunais superiores, concentrando-se em ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

São 37 Ações Direta de Inconstitucionalidade (ADI), 11 Recursos Extraordinários (RE) e cinco Arguições de Descumprimento do Preceito Fundamental (ADPF), tendo a CNseg (ou as Federações associadas) como requerente ou Amicus Curiae dos processos em tramitação. São disputas sobre questões cíveis e regulatórias (60%), tributárias (17%), processuais (6%) e administrativas (5%), entre outras.

 

A diretora Jurídica da CNseg, Glauce Carvalhal, explicou que a Agenda reúne os principais temas judicializados e de grande repercussão na atividade seguradora. “É uma ação inédita, que marca uma nova abordagem sobre as posições do setor em relação aos assuntos apresentados para a avaliação do Judiciário e, ao mesmo tempo, é uma valiosa fonte de informação para os advogados”, afirma ela.

 

A Agenda Jurídica apresenta um raio x de todos os processos avaliados pelo STF, permitindo por meio da consulta um amplo conhecimento do posicionamento do mercado segurador nessas discussões e as consequências práticas e sistêmicas dos desfechos de cada ação para o setor, os consumidores e a sociedade.

 

A Agenda Jurídica, que será renovada anualmente, também terá uma versão digital para dar ciência das atualizações constantes envolvendo a movimentação dos processos listados. O lançamento da Agenda Jurídica ocorreu no dia 14 de março e reuniu mais de 200 pessoas em solenidade realizada na sede da OAB do Rio de Janeiro.

 

Projeto da CNseg treina mão de obra para o mercado

A CNseg deu mais um passo no plano de qualificação de profissionais para o mercado: fechou com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Rio de Janeiro (Senac RJ), e apoio da Prefeitura do Rio, um termo de Cooperação Técnica para realização do projeto “Programadores Cariocas no Mercado Segurador”, que treinará jovens egressos da rede pública de ensino e participantes da fase inicial da iniciativa, oferecido pela Prefeitura em 2023.

 

O projeto da CNseg planeja formar 50 alunos e contribuir para reduzir o déficit de profissionais capacitados para atender às demandas do setor segurador em tecnologia. O curso, iniciado em 11 de março, terá 16 semanas de duração e, ao término, oferecerá dez vagas no mercado segurador.