AIDA JOVEM QUER ATRAIR ADVOGADOS RECÉM-FORMADOS PARA O SEGURO

AIDA JOVEM QUER ATRAIR ADVOGADOS RECÉM-FORMADOS PARA O SEGURO

AIDA jovem quer atrair advogados recém-formados para o seguro

Por: Mariana Santiago

O projeto AIDA Jovem ganhou novo incentivo no ano passado, quando a atual diretoria da entidade no País (biênio 2022-24) retomou as atividades do programa, iniciado em 2017 para aproximar a Associação Internacional de Direito de Seguros (AIDA Brasil) das universidades, especialmente na graduação e na pós- -graduação. O objetivo é despertar o interesse dos jovens pelo Direito do Seguro.

 

Luiza Petersen, que preside o grupo, ressalta que esse segmento do Direito não costuma ser objeto de disciplina específica nos currículos da maioria dos cursos de graduação do País. “Quando muito, é lecionado como um tipo contratual específico na disciplina de contratos em espécie. Daí a importância do projeto, que busca disseminar entre os estudantes essa matéria ainda desconhecida nas universidades”, explica.

 

Um dos marcos das atividades de retomada da AIDA Jovem foi a realização, em dezembro,do evento online “Advocacia e oportunidades de carreira no Direito dos Seguros”, que apresentou ao público jovem as oportunidades da carreira nesse segmento. A mesa virtual reuniu o professor e diretor vice-presidente acadêmico da AIDA Brasil, Pery Saraiva Neto, e o professor doutor Thiago Junqueira, e foi mediada pelo presidente da AIDA Brasil, Juliano Ferrer, e por Luiza Petersen.

 

O rol de ações do programa prevê a realização de reuniões periódicas no formato online ou presencial, eventos e palestras, em que são abordados temas essenciais ao Direito dos Seguros e à advocacia securitária. Desenvolvidas no escopo do programa AIDA Jovem, as ações visam atrair advogados recém-formados para esse ramo de atuação, de acordo com a presidente. “Quando abordamos aspectos essenciais desse segmento do Direito e as oportunidades que a carreira oferece, buscamos atrair novos colegas para o grupo.

 

Da mesma forma, divulgando nossa programação perante universidades públicas e privadas, levamos novos conhecimentos e convidamos os interessados a participar das atividades do AIDA Jovem”, detalha. Este é um dos objetivos-base da fundação do AIDA Jovem: fazer com o que o advogado recém-formado possa enxergar oportunidades de carreira no mercado de seguros, com destaque para a atuação na advocacia contenciosa, consultiva ou regulatória e nos quadros jurídicos internos das seguradoras. “Da mesma forma, desperta interesse no âmbito acadêmico, por meio de cursos de especialização, mestrado e doutorado, em que crescem as oportunidades e o interesse pelo estudo desse segmento”, esclarece a presidente.

 

CONGRESSO EM MARÇO

 

Oferecer inscrições gratuitas ou com descontos para participação nas atividades e eventos promovidos pela entidade é outra forma de chamar atenção dos jovens. Segundo Luiza Petersen, no próximo Congresso da AIDA (congressoaida.com.br), programado para ocorrer nos dias 30 e 31 de março, em Foz do Iguaçu, no Paraná, os estudantes de graduação em Direito terão desconto na inscrição. A próxima reunião do grupo jovem abrirá as atividades do congresso.

 

A estrutura da AIDA Jovem se espelha no formato e no funcionamento dos grupos nacionais de trabalho da entidade, o que se dá pela constituição de um grupo de trabalho formado por jovens profissionais e operadores do Direito, estudantes da graduação ou pós-graduação, com até 35 anos de idade. O projeto AIDA Jovem tem também representação internacional em países como Portugal e Argentina.

 

Da mesma forma, o CILA (Comitê Ibero Latino-Americano de AIDA) constituiu recentemente sua nova comissão Jovem (CILA Jovem), presidida por Carlos José María Federik, tendo Luiza Petersen como vice-presidente, e Franca Lo Bue, como secretária. Promover a integração da AIDA Jovem Brasil com a de outros países, buscando o intercâmbio e a troca de experiências no Direito dos Seguros, está entre os principais objetivos da entidade, explica Luiza.

 

“Com a retomada das atividades, queremos atrair os jovens operadores do Direito e criar incentivos para que eles participem das atividades organizadas e se integrem ao nosso quadro social.” Fundada em dezembro de 1960, a seção brasileira da AIDA promove, desde 2007, congressos nacionais que reúnem advogados, magistrados, juízes, professores e juristas interessados em Direito do Seguro, em diferentes capitais brasileiras. Por meio de seus grupos nacionais, a entidade trata dos temas que envolvem os contratos do setor de seguros.