CNSEG PATROCINA ATLETAS OLÍMPICOS E REFORÇA MENSAGEM: SEGUROS PRA TUDO E PRA TODOS
Em homenagem a todos os atletas que vão participar dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024, em Paris, a Revista de Seguros dedica sua capa a uma iniciativa inédita da Confederação Nacional das Seguradoras: justamente o patrocínio de três atletas olímpicos. A boxeadora Beatriz Ferreira, vice-campeã nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o judoca Daniel Cargnin, medalhista na Olimpíada do Japão de 2021, e o atleta Darlan Romani (o Sr. Incrível), campeão mundial indoor em 2022 de arremesso de peso, foram os escolhidos para essa parceria.
Além de apoiar modalidades esportivas que não contam com grande número de patrocinadores, essa escolha torna-se uma oportunidade de, a partir desses atletas, que têm intensa atividade nas redes sociais e milhares de fãs, impactar novos públicos, com uma linguagem mais acessível sobre a relevância dos seguros, interagir com eles e engajá-los nos canais da CNseg e de todo o mercado segurador. Acrescente-se aí que o apoio se dá em ano decisivo de preparação do ciclo olímpico. É também mais uma chance de repetir o mantra de que há “Seguros pra tudo e pra todos”, mote da campanha institucional do mercado.
E há: imagine o quanto seriam piores as perdas financeiras e ambientais dos acidentes com produtos perigosos nas rodovias brasileiras sem a participação do seguro? Afinal, além das indenizações, as seguradoras avaliam os planos de gerenciamento de riscos e as ações para evitar acidentes antes de subscrever as proteções. Esse é o tema de uma de nossas reportagens.
Em mais um ano de recorde da safra de grãos, outra matéria liga o alerta sobre os riscos de envelhecimento da frota de caminhões de transporte, avalia o papel do seguro e debate as saídas para a renovação dos veículos pesados, a fim de reduzir o risco de acidentes, mortes e lesões, além da perda de mercadorias e o descumprimento de prazos dos contratos das tradings agrícolas.
Saiba ainda como o seguro está retroalimentando a expansão dos drones presentes nas mais diversas atividades comerciais. A frota local já supera 115 mil veículos não tripulados e dá sinais de que é só o começo de um salto grandioso nos próximos anos. Com foco nos drones usados em atividades comerciais, as seguradoras oferecem cobertura de cascos e de responsabilidade civil.
Mas nem tudo são flores. O mercado segurador tem dois desafios a caminho. Um é a “tempestade perfeita” que recai sobre o segmento de Saúde Suplementar: reajustes abaixo da alta de custos, tratamentos caros, aumento de utilização, fraudes e insegurança jurídica explicam a crise do segmento e ameaçam o atendimento a 50 milhões de usuários. Quais as saídas?
Outro, de mais longo prazo, trata dos bônus e dos ônus da bomba demográfica a caminho do Brasil. O envelhecimento acelerado da população exige aportes crescentes para custear a saúde pública e os benefícios previdenciários, gerando impactos diversos entre as modalidades e ramos de seguros.
A coluna Com a Palavra desta edição, assinada pelas advogadas Ana Tereza Basilio e Paula Menna Barreto Marques, reflete sobre os impactos da judicialização no mercado segurador. Já a coluna CNseg em Ação destaca a criação da plataforma Encontre Seu Seguro, uma ferramenta de consulta dos produtos de grupos seguradores responsáveis por cerca de 90,5% da arrecadação de prêmios do setor. Boa leitura!