FESTA DA INOVAÇÃO EM SEGUROS TEM VERSÃO ONLINE COM MÚSICA AO VIVO

FESTA DA INOVAÇÃO EM SEGUROS TEM VERSÃO ONLINE COM MÚSICA AO VIVO

Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros tem recorde de projetos inscritos em sua décima edição, a mais concorrida da premiação com 167 inscritos.

Por: Larissa Moraes

Numa cerimônia online embalada por música ao vivo e repleta de referências à importância da inovação, foram anunciados no dia 15 de dezembro os vencedores da décima edição do Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros da CNseg. A festa celebrou ainda os 70 anos de criação da própria Confederação e prestou homenagem ao homem que inspirou e dá nome ao prêmio. Foi a edição mais concorrida da premiação até hoje, com 167 inscritos de diversas partes do País. O primeiro lugar em Processos e Tecnologia foi o último a ser anunciado.

 

Ficou com Liana Sampaio Inhauser e uma equipe de 11 coautores. O projeto “Fast Track SulAmérica: Encaminhamento de Pronto-Socorro na Covid-19” foi criado em 2020 para agilizar o encaminhamento de pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19. O processo desenvolvido pela equipe permitiu o pronto encaminhamento aos hospitais parceiros com leitos disponíveis, a partir do uso de inteligência de recomendação. Já o campeão da categoria Comunicação foi Péricles Borba, em coautoria com Flávia Sá de Abreu, Luiz Carlos Segantini, Caio Rocha, com o projeto “Conexão Criativa – Programa Corporativo”, criado para promover a inovação e o empreendedorismo na SulAmérica Seguro Saúde, pelos próprios colaboradores da empresa. Em Produtos e Serviços, o vencedor foi Luciano Basilio, com a coautora Sueli Basilio, da Styllo Corretora de Seguros.

 

O projeto “P.A.E.S – Programa Aluno e Escola Seguros” apresentou uma plataforma que conecta pais a escolas que assumem o compromisso de manter seu ambiente seguro, por meio da contratação de seguros de acidentes pessoais ao aluno e responsabilidade civil, do treinamento de primeiros socorros e da formação de brigada de incêndio.

 

Desde que a premiação teve início, uma década atrás, 855 trabalhos disputaram o título de mais inovadores nas três categorias da premiação. “É possível dizer, sem exagero, que muitas soluções para o mercado de seguros nos próximos anos estão na cabeça dos nossos 15 finalistas”, afirmou o presidente da CNseg, Marcio Coriolano. Durante a cerimônia, Coriolano parabenizou não só os vencedores, mas todos os envolvidos na realização do prêmio e comparou a necessidade de inovação na indústria de seguros ao papel vital da música na vida das pessoas: “O filósofo Nietzsche registrou que a vida sem música seria simplesmente um erro, uma tarefa cansativa, um exílio. Ele não poderia ter sido mais preciso. E, sobre o nosso contexto particular dos seguros, acrescento: os seguros, sem inovação, se distanciam do seu papel de proteção para empresas, famílias e pessoas. Perdem sintonia com sua missão”.

 

O executivo assinalou que, nos últimos dois anos, a pandemia obrigou o setor segurador a mostrar, na prática, sua capacidade de transformação. A premiação refletiu o comportamento das empresas do ramo, no dia a dia, ao optar por um modelo que agregou a cautela do formato virtual, mas sem a perda da emoção humana, uma vez que todos os finalistas e seus convidados puderam acompanhar em tempo real cada surpresa da cerimônia.

 

SUSTENTABILIDADE NOS PROJETOS

 

Além do formato virtual e da trilha sonora inspirada nas transformações do passado e do presente, outra novidade da edição foi fazer da adesão aos Princípios de Sustentabilidade em Seguros um dos critérios de avaliação dos projetos. A diretora-executiva da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, explicou que o Prêmio, na sua essência, já valorizava questões ambientais, sociais, de segurança e diversidade. “Nos últimos três anos, diversos projetos buscaram atender às demandas da nova sociedade. Soluções envolvendo a equidade feminina, mudanças climáticas, saúde emocional, humanização nos processos, cuidado com o idoso, mitigação de litígios, atendimento à distância, entre muitos outros projetos. A inclusão dos princípios de sustentabilidade veio para estimular ainda mais esse olhar ASG”, detalhou.

 

Além das premiações em dinheiro, no valor de R$ 30 mil, R$ 15 mil e R$ 10 mil, respectivamente para o primeiro, segundo e terceiro colocados das três categorias (Produtos e Serviços, Comunicação e Processos e Tecnologia), os vencedores da edição receberam um troféu físico e um virtual em NFTs, sigla em inglês que significa token não fungível. São ativos digitais com certificado de propriedade exclusivo, conforme explicou a mestre de cerimônia Aline Malafaia.

 

Comunicação

 

1º lugar – “Conexão Criativa – Programa de Ideias Corporativo”, de Péricles Borba, da SulAmérica Seguros;

 

2º lugar – “Bradesco Seguros – O Grupo Segurador Pioneiro no TikTok”, de Marco Antonio Silva Siqueira, da Bradesco Seguros;

 

3º lugar – “De AMMS à Sou Segura: um Case de Rebranding pela Equidade de Gênero no Setor Segurador”, de Izabel Barbosa dos Santos, da empresa Bethe B.

 

Produtos e Serviços

 

1º lugar – “P.A.E.S – Programa Aluno e Escola Seguros”, de Luciano Basilio, da Styllo Corretora de Seguros;

 

2º lugar – “Prev4U – Plataforma de Cashback para Aporte em Planos de Previdência”, de José Augusto Nalesso Camargo, da 4U Publicidade;

 

3º lugar – “Alfa Sem Franquia”, de Fabio Luciano da Silva Conceição, da Alfa Seguradora.

 

Processos e Tecnologia

 

1º lugar – “Fast Track SulAmérica: Encaminhamento de Pronto-Socorro na Covid-19”, de Liana Sampaio Inhauser, da SulAmérica Seguros;

 

2º lugar – “Mediação On-Line e Desjudicialização em Conflitos de Seguro”, de Gustavo Esteves Natal, da Generali Brasil Seguros;

 

3º lugar – “Psicólogo na Tela”, de Ananda Garofalo Fontes, da SulAmérica Seguros.