Títulos de Capitalização: estímulo à disciplina financeira

Títulos de Capitalização: estímulo à disciplina financeira

Além de funcionar como uma economia programada de prazo definido, os produtos têm o apelo lúdico do sorteio, muito apreciado entre os brasileiros.

Por: Celia Perrone

A Capitalização vem demostrando segurança e solidez ano a ano – e os números comprovam isso. No ano passado, o segmento movimentou R$ 28 bilhões, e a previsão é fechar 2023 com mais de R$ 30 bilhões. De janeiro a setembro de 2023, o montante pago à sociedade, por meio de resgates e sorteios, totalizou R$ 18 bilhões.
A Capitalização funciona como uma economia programada de prazo definido, com pagamento único, em parcelas mensais ou periódicas. Durante a vigência do título, o consumidor participa de sorteios e, no fim do prazo, pode resgatar o dinheiro guardado ou destinar o valor do resgate para instituições do terceiro setor.

 

A economista e criadora do canal de educação financeira Econoweek, Yolanda Fordelone, diz que os títulos proporcionam uma economia forçada. “É um recurso que ajuda na disciplina financeira e serve como porta de entrada para a pessoa começar a poupar dinheiro. Mas não é um investimento”, afirma.

 

Ela acredita que o sucesso deste produto financeiro é o pagamento parcelado dos depósitos. “O brasileiro compra parcelado, e a obrigação de fazer pagamentos mensais cria um compromisso e facilita o esforço de economizar”, comenta.

 

Denis Morais, presidente da FenaCap, destaca que o portfólio de produtos possibilita guardar dinheiro para realizar um plano ou fazer uma reserva financeira, garantir crédito e contratos como o do fiador na locação de um imóvel, fazer doação para uma instituição filantrópica, promover campanhas de incentivo e comprar de forma programada um bem móvel – tudo isso, enquanto participa de sorteios.

 

“O produto é muito aderente ao perfil do brasileiro. A Capitalização une o estímulo à disciplina financeira, um dos grandes desejos da população, com o aspecto lúdico dos sorteios”, ressalta Denis.

 

Esse é o caso do mecânico Sebastião Silva, que adquiriu um título de capitalização da Brasilcap como forma de economizar. Assim que resgatou, pagou o curso de inglês técnico, comprou livros e reformou a moto. Adquiriu um novo título e foi sorteado no primeiro mês. Comprou um apartamento e um carro. “O que começou como uma forma de me ensinar a economizar, virou um hábito. Acabou um, faço outro para ganhar o prêmio”, afirma.

 

DIVISOR DE ÁGUAS

 

A vendedora Cleide Silva, de Fortaleza, costuma comprar aos sábados um ou dois títulos de capitalização de R$ 5 a R$ 10 na modalidade filantropia premiada e já foi sorteada duas vezes. Na primeira, ganhou R$ 165 mil e, na segunda, dois carros. “Esses prêmios foram um divisor de águas na minha vida. Paguei a faculdade da minha filha, comprei uma pastelaria para meu marido e ainda ajudei algumas pessoas da família. O restante, eu investi”, conta.

 

Até setembro, o mercado de Capitalização já havia repassado cerca de R$ 1, 1 bilhão para instituições filantrópicas, como a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE). Para o presidente da entidade no Brasil, José Turozi, a filantropia premiada tem feito a diferença na vida das pessoas que são atendidas pelas 2,2 mil unidades da rede APAE.

 

“Com esses recursos, foi possível adquirir equipamentos e fazer melhorias nas instalações, além de possibilitar a contratação de profissionais como médicos, terapeutas e psicólogos e a promoção de cursos de capacitação para os pacientes. Isso melhorou significativamente a qualidade de vida das pessoas”, avalia.

 

Lucas Mendes, de 25 anos, que tem TDAH, se profissionalizou no curso de copa e cozinha. Quando ele saiu do ensino médio, só conseguiu um emprego depois de frequentar os cursos da APAE por dois anos. “Fui indicado para uma vaga em uma grande rede de fast food. Essa oportunidade mudou muito a minha vida: conheci pessoas e descobri novos talentos”, detalha.

 

 

Modalidades dos títulos

 

Os títulos de capitalização são oferecidos em diversas modalidades para atender a diferentes perfis e necessidades de clientes, o que reforça a capacidade de adaptação de um setor que vive em transformação. São elas:

 

  • Tradicional: é a modalidade mais conhecida: o cliente adquire um título, concorre a prêmios e, ao final do prazo, recebe o valor corrigido pela TR.
  • Instrumento de garantia: é dado em garantia a uma operação comercial, e permite ao concorrer a prêmios. Pode ser utilizado para alugar um imóvel em substituição ao fiador e para garantia de crédito, por exemplo.
  • Popular: é a modalidade mais acessível e tem valores de aquisição baixos. O foco são prêmios instantâneos, com retorno de parte do valor pago por meio do resgate final.
  • Filantropia premiável: o consumidor doa o valor do resgate para uma instituição filantrópica ou beneficente e ainda concorre a prêmios durante o período de vigência do título.
  • Compra programada: o cliente guarda os recursos necessários à aquisição de um bem específico e ainda concorre a prêmios que podem valer mil vezes mais que valor do bem desejado.
  • Incentivo: em geral adquirido por empresas, viabiliza a realização de ações promocionais com sorteios de prêmios. Comum no varejo, a modalidade tem um apelo especial em datas comemorativas. Pode atender a objetivos como fazer girar o estoque e fidelizar clientes.