Volume de prêmios do Seguro Viagem deve chegar a R$ 1 bilhão
Estatísticas da FenaPrevi indicam que o produto vem desenhando uma curva ascendente, impulsionado pelo aumento da demanda do setor de turismo brasileiro no pós-pandemia. Por: Fernanda Thurler
Na esteira do crescimento do setor de turismo brasileiro, que nos oito primeiros meses de 2023 registrou a marca recorde de quatro milhões de visitantes estrangeiros, o Seguro Viagem também poderá encerrar o ano com um marco histórico no volume de prêmios emitidos: R$ 1 bilhão. Até agosto passado, já haviam sido contabilizados R$ 556,4 milhões.
As estatísticas são da FenaPrevi, com base nos dados da Susep, e indicam que desde o ano passado o produto vem desenhando uma curva ascendente — impulsionado principalmente pelo aumento da demanda no mercado de turismo, represada nos anos de pandemia. Só no ano passado, foram arrecadados R$ 901 milhões, resultado 167% acima do observado em 2021. Foram pagos R$ 312,1 milhões em sinistros, 77% a mais que em 2021.
O Seguro Viagem não é obrigatório em todos os países, mas, desde o isolamento imposto pela pandemia de Covid-19, vem sendo beneficiado pelo aumento da conscientização do consumidor quanto aos riscos potenciais associados a viagens internacionais ou mesmo dentro do Brasil.
“As coberturas oferecem proteção no caso de emergências médicas, garantindo atendimento ambulatorial ou hospitalização”, destaca Renan Tomazini, membro da Comissão de Produtos de Risco da FenaPrevi, acrescentando que outra proteção importante é contra riscos de cancelamento ou interrupções geradas por imprevistos, como no caso de desastres naturais ou falecimento.
Na sua avaliação, o fato de o produto hoje constar entre as prioridades para qualquer viagem reflete uma mudança de paradigma em relação à necessidade de proteção em meio às incertezas do cenário internacional.
“Nos deslocamentos para os Estados Unidos, os viajantes contratam o seguro principalmente em razão dos elevados custos e da complexidade do sistema de saúde norte-americano. Lá, a cobrança dos atendimentos não é unificada: cada etapa do processo é cobrada em separado, como o translado em ambulâncias e o uso de medicamentos”, explica.
A excelente performance do produto no primeiro semestre deste ano contribuiu de forma significativa para o crescimento dos Seguros de Pessoas. Levantamento divulgado pela FenaPrevi, também com base nos números da Susep, mostra que o volume de prêmios deste produto somou R$ 29,2 bilhões no período, com alta de 8,2% em relação aos mesmos meses do ano passado.
Deste total, cerca de R$ 14,3 bilhões (48%) referem-se à arrecadação no ramo dos Seguros de Vida nas modalidades individual e coletiva. Outros R$ 8,2 bilhões (28%) foram arrecadados com o Seguro Prestamista. As principais variações ocorreram no Seguro Viagem, que subiu 23,8%; Funeral (18,3%) e Vida Individual (18%), todos na mesma base de comparação.
Fatores que contribuem para a expansão do Seguro Viagem
O crescimento substancial do mercado deste seguro reflete não apenas uma mudança nas preferências dos consumidores, mas também uma resposta eficaz da indústria às crescentes complexidades do cenário internacional. A avaliação é de especialistas dos setores de seguro e de turismo, cujos prognósticos são de que o produto deverá continuar em trajetória ascendente nos próximos anos. São os seguintes fatores que vêm contribuindo para o crescimento do produto:
Personalização de coberturas – A oferta crescente de agências personalizadas com adaptação das garantias às necessidades específicas dos viajantes. A personalização tornou-se uma tendência dominante no setor, envolvendo desde coberturas médicas até proteção contra cancelamentos e atrasos.
Educação do consumidor – Tem importante papel no crescimento sustentável do mercado. Na medida em que as pessoas têm mais informações sobre os benefícios e mais segurança em suas viagens, elas tornam-se mais propensas a incorporar a proteção em seus planos de deslocamentos, contribuindo para a expansão contínua do setor.
Tecnologia e facilidade de acesso – Plataformas e aplicativos permitem que os viajantes pesquisem, comparem e adquiram produtos de forma rápida e eficiente. E a facilidade de acesso a informações sobre coberturas e a possibilidade de personalizar apólices, conforme as necessidades individuais, aumentam a atratividade do produto.
Mudança nas preferências de viagem – A exploração de destinos menos convencionais para o chamado turismo de aventura gera uma demanda específica por produtos com coberturas adaptadas a essas experiências, como a prática de esportes radicais e expedições em regiões remotas.
Seguro Viagem corporativo em ascensão – Com a expansão global das operações das empresas e mais profissionais viajando a negócios, o segmento de Seguro Viagem corporativo também está em ascensão. É grande a demanda das corporações por amplas coberturas em ambientes de negócios internacionais, de forma a garantir a saúde e a segurança dos funcionários.
Colaboração global – O aumento da colaboração entre seguradoras e empresas de viagens em âmbito mundial também corrobora para a expansão do mercado. Parcerias estratégicas permitem que as garantias ofereçam pacotes integrados, fornecendo aos viajantes uma abordagem abrangente para suas necessidades de seguro.